SUSTENTABILIDADE: CONSCIENTIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

O tema sustentabilidade não é mais novidade. Com os estragos causados por anos de irresponsabilidade com o meio ambiente, este é um assunto diário tratado pela mídia, pelos setores públicos, privados e, consequentemente, pelo público. E o consumidor mais atento exige uma postura mais adequada de quem vende. Escolhas mais verdes sem comprometer custo e qualidade. E com boa dose de conscientização e estratégia, as empresas podem ir além: ganho de imagem e redução significativa de custos.

Quando se fala em sustentabilidade, percebe-se que o termo está mais amplo, englobando, claro, questões ligadas ao meio-ambiente, mas também a saúde, a responsabilidade social e a cidadania. A consciência ambiental e social, tanto na fabricação de produtos através de processos produtivos sustentáveis bem como no ambiente do ponto de venda, geram valores intangíveis para a marca. Projetos relacionados à sustentabilidade, reciclagem e utilização de materiais reciclados, sistemas de geração de energias renováveis, reaproveitamento das águas, oferta de produtos verdes e saudáveis, são exemplos de como os varejistas podem tangibilizar esta estratégia no seu negócio.

Entretanto, o que precisa ficar claro é que essa é uma atitude em que todos ganham. De acordo com uma pesquisa realizada pela Tetra Pak, comparando o comportamento das pessoas entre 2005 e 2011, os consumidores estão cada vez mais conscientes e tomando atitudes para preservar o meio ambiente. O estudo destaca que quase 70% dos consumidores pesquisaram “questões verdes” nos últimos 12 meses, contra 40% em 2005.

Sendo assim, a sustentabilidade bem aplicada permite reduzir desperdícios e perdas, reduzir custos e gerar receitas adicionais, aproximando clientes, fornecedores e colaboradores. Além da sustentabilidade e responsabilidade social passarem a ser fator de decisão do consumidor na hora da compra, as práticas de reciclagem e preservação do meio ambiente vem de encontro com a busca de produtividade e redução de custos das empresas no momento atual.

  1. Bom post sobre A Pegada Ecologica mede seu impacto no plneata | Mundo para Morar. Estou muito impressionado com o tempo eo esfore7o que vocea pf4s em escrever esta histf3ria . Vou dar- lhe um link no meu blog de ​​meddia social. Tudo de bom!

  2. Ole1, como vai?Antenados com a sustentabilidade a emrsepa AMSLOG tambe9m este1 fazendo a sua parte emcontribuie7e3o com o meio ambiente. A cada embarque, plantamos uma arvore! E atingindo anossa meta, dobraremos esse nfamero!A natureza sf3 ganha com isso!O interessante e9 que quem embarca conosco contribui para o reflorestamento da mataatle2ntica sem gastar mais com isso. Se cada um fizer sua parte mesmo com pequenas ae7f5es,poderemos fazer uma grande influeancia no futuro do planeta.

  3. O estudo efetuado pelo Instituto Ethos aponta que, das 250 empresas brasileiras pesquisadas, 69% delas reconhecem a necessidade de inserir a sustentabilidade no planejamento estratégico.
    Entendo que, se a sustentabilidade não estiver lançada dentro das estratégias empresariais, ela não tem chance de gerar inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>