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Itaville Shopping

5 de outubro de 2012Tempo de leitura: 6 minutos

CLIENTE: ALLEM INCORPORADORA

“O primeiro shopping na vida da cidade”

O primeiro shopping de Viamão, o Itaville, foi projetado pela VZA | Vera Zaffari Arquitetura ao cliente Allem Incorporações no ano de 2011. Em setembro de 2012 ganhou liberação do DAER-RS (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) para a infraestrutura viária de acessibilidade junto à RS 040 necessária para o início das obras de implantação.

O shopping foi idealizado para ser predominante térreo, apresentado em uma fachada que resgata as raízes e as lembranças da colonização portuguesa. Preserva uma vasta área de lazer que inclui cinema e restaurantes, pretendendo ser um ponto de entretenimento para os moradores do entorno e para os viajantes que utilizam a RS-040 com destino ao Litoral Sul.

Viamão concentra uma área extensa de sítios e é cidade eleita por moradores que cultivam a moradia junto a natureza. “Por isso, nos preocupamos em fazer uma releitura dos sítios destinando espaços livres de construção e cheios de paisagismo. O Itaville não é denso na sua construção, justamente para que transmita a ideia de um shopping pouco edificado e com uma valorização da área externa”, diz a diretora da VZA, Vera Zaffari.

Assim, o conceito que delineou o projeto do Shopping de Viamão inclui três pontos básicos: o resgate dos sítios pertinentes a Viamão e a colonização portuguesa; a fachada leve e com destaque para o paisagismo; e o mix de lazer composto por cinema, bares e restaurantes.

A concepção arquitetônica indicou contemporaneidade por linhas longitudinais para a melhor adaptação no lote. O programa de necessidades dividiu a estrutura do shopping em apenas dois pavimentos, acomodado em um desnível existente no terreno.

Em relação à volumetria, foi trabalhada uma linguagem simples quase residencial para melhor identificar o empreendimento com a comunidade local, acostumada a paisagens naturais existentes no entorno. Usou‐se tonalidades de pastéis na fachada buscando requinte e sofisticação à edificação. O interior possui acabamentos duráveis, com tonalidades claras para valorizar as lojas e zenitais que possibilitam a entrada de luz natural para o interior do prédio, proporcionando economia à manutenção, conforto e bem estar aos usuários.

Mais de 12 empresas sincronizadas pelo escritório VZA | Vera Zaffari Arquitetura estiveram envolvidas no projeto executivo do Shopping Itaville, sendo essas de iluminação, paisagismo, climatização, incêndio, comunicação visual e outros. O desenvolvimento incluiu, ainda, a participação da empresa Mais Valor, que adicionou estratégia e estudos de mercado a todos os elementos envolvidos nos esboços, e da BRR Engenharia para o gerenciamento dos projetos e avaliação dos custos das soluções encontradas.

 

A Itaville será construído na Avenida Senador Salgado Filho, que também tem o nome de Rodovia RS-040. Passa por toda Viamão e é a principal ligação entre o litoral sul do Estado. A expectativa é de que o shopping seja o centro das atenções de todos os que passarem na frente do empreendimento, destacando-se como ponto de encontro da sociedade local.

Situado ao lado do Maxxi Atacado, o shopping complementará a cesta de serviços e utilidade ao público.

 

O Shopping Itaville foi idealizado para ser predominantemente térreo. Assim, visa gerar uma economia significativa nos custos de manutenção e operações futuras. “A única área situada no segundo nível é a praça de alimentação, que em um segundo momento se conectará a um projeto de expansão já previsto para o empreendimento”, explica a arquiteta e diretora da VZA, Vera Zaffari.

Vera comenta que as etapas de desenvolvimento do projeto teve a participação e o engajamento ostensivo do cliente Allem. “Isso facilitou para toda a equipe, e deixou os processos de trabalho em sintonia diante de toda a equipe de fornecedores envolvida”, completa Vera.

A estrutura conta com 142 lojas, sendo quatro âncoras, cinco salas de cinema stadium (duas com tecnologia 3D), 750 vagas no estacionamento, praças de alimentação, três restaurantes e um playground, além de 16 mil metros quadrados de área bruta locável.

A imprensa já confirmou as operações das marcas Renner, Marisa, Lojas Americanas, Cinesystem (multiplex com 5 salas, duas delas 3D), Mc Donald`s, Magic Games e Burger King. A conclusão da primeira fase está prevista para 2016 com mais 10 mil metros quadrados e investimentos de R$ 30 milhões.

O sucesso do empreendimento já está garantido, havendo previsão de uma ampliação com mais 10.000 m² de área.

 

 

O Itaville Shopping será o primeiro Shopping Center da cidade de Viamão, que está situada a 24 Km da Capital Porto Alegre, com economia em expansão. A população há muito tempo sonha com um empreendimento deste porte devido a pouca oferta de produtos, serviços e entretenimento.

De acordo como Jornal Viamão Hoje, em novembro de 2011, a construção do shopping vai contribuir muito com o desenvolvimento do município, pois vai gerar empregos e movimentar a economia.

Secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, e de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, divulgam o empreendimento Shopping Itaville, em Viamão. (Jornal Viamão Hoje, novembro de 2011)

O Estudo de Circulação e Acessibilidade do shopping, organizado pela empresa Matricial Engenharia Consultiva, prevê que a implantação da primeira fase do empreendimento deverá gerar cerca de 4.300 viagens por dia, que subirão para 5.700 com a conclusão da segunda fase. No pico da tarde, horário de maior movimento, são estimadas 470 viagens de automóvel na fase 1 (280 entrando e 190 saindo) e 630 na fase 2 (380 entrando e 250 saindo).

 

O projeto do Shopping Itaville ganhou uma preocupação muito grande com a sustentabilidade, desde a sua concepção arquitetônica. As equipes de trabalho ponderaram fortemente a respeito da acomodação do empreendimento no solo, a fim de minimizar ao máximo as movimentações de terra durante o período de obras. “A sintonia com a movimentação do terreno existente é um dos quesitos de sustentabilidade”, observa a arquiteta responsável Vera Zaffari.

Outra ação foi a investida na iluminação natural como fonte econômica de energia. As zenitais (iluminação direcionada do teto) permitem a entrada da luz solar, mas não a incidência direta dos raios que geram o aquecimento das áreas internas e que exigem uma maior necessidade de climatização.

Nas áreas externas, o piso utilizado garante uma alta permeabilidade do solo. Assim, a chuva penetra e mantém a umidade natural na terra, não sobrecarregando as redes pluviais.

Grandes bacias de amortecimento foram criadas para minimizar o impacto das águas nas redes coletoras pluviais. Ainda, um projeto de automação inteligente é proposto visando otimizar o uso da energia elétrica no sistema de climatização. “A automação oferece um melhor desempenho de todos os equipamentos no uso da energia e dos recursos naturais”, explica.

 

Investimento: R$ 150 milhões
Empregos diretos: 2 mil
Previsão de inauguração: 2016
Área construída: 24.600m²
ABL: 15.520m²
Comércio: 142 lojas
Estacionamento: 679 vagas
Pavimentos: 02

 

http://www.viamaohoje.com.br/shopping-de-viamao-ja-tem-nome-itaville-shopping.html

 

http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2012/07/25/empresa-eleva-investimento-e-obras-de-shopping-em-viamao-devem-comecar-em-outubro/

 

http://jornaldopovodeviamao.blogspot.com.br/2012/08/shopping-itaville-em-viamao-jpv.html

 

http://portoimagem.wordpress.com/tag/itaville/

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