Fechar

CANOAS SHOPPING

27 de fevereiro de 2013Tempo de leitura: 6 minutos

“Canoas: maior e mais moderno”

CLIENTE: CONDOMÍNIO CANOAS SHOPPING CENTER

A parceria do escritório Vera Zaffari
Arquitetura com o Canoas Shopping iniciou em 2003 com a ampliação do empreendimento junto ao supermercado Unidão. Essa parceria se fortaleceu, quando em 2007, após vencer uma licitação, o escritório assinou o contrato do projeto que culminou na reforma da parte externa do Shopping, além da ampliação de mais de 114 lojas com aproximadamente 13.000m² de ABL.

A expansão do Canoas Shopping começou em 2008 com a remodelagem arquitetônica da VZA | Vera Zaffari Arquitetura. A construção do prédio garagem que comporta 1035 vagas cobertas em quatro andares de edifício foi o inicio de um projeto grandioso que quase duplicou a área construída. A inauguração do término de todas as obras aconteceu em abril de 2011.

 

Consolidado como o maior centro de compras e lazer da Região Metropolitana, o empreendimento viveu, a partir de 2008, um momento único, com o projeto que deu vida nova ao shopping. Ao todo, foram 114 novas lojas, um novo edifício-garagem com mais de mil vagas de estacionamento, duas novas lojas âncora, nova praça de alimentação e muito mais.

“Entre os objetivos estava o de apresentar uma nova cara ao equipamento, rejuvenescendo-o para comemorar os seus dez anos, tornando-o atual como os demais existentes na região.”
Vera Zaffari, diretora da VZA

O shopping, hoje, posiciona-se como um centro de compras atual e que poderia estar em qualquer lugar do mundo, visto que possui todos os conceitos e soluções de um moderno empreendimento do setor.

A partir da remodelagem, o shopping atingiu m fluxo médio mensal de 1 milhão de pessoas, sendo o principal centro de compras, lazer, estudos e serviços da Região Metropolitana de Porto Alegre. O seu mix de serviços é composto por caixas eletrônicos, tabacaria, revistaria, lotérica, colégio ensino médio e pré-vestibular, cabeleireiro, entre outros.

 

O Canoas Shopping está localizado na cidade de mesmo nome, a 20 quilômetros de Porto Alegre (RS). Tem acessos pela BR 116, pela linha do Trensurb e pelas avenidas Guilherme Shell e Dr. Barcelos.

Próximo à Capital gaúcha e ao aeroporto, possui um mercado potencial de um milhão de consumidores.

 

 

Canoas Shopping antes do projeto de expansão/retrofit

A empresa MV Administração de Shopping Centers Ltda., responsável pela gestão do empreendimento, anunciou em 2008 um investimento de R$ 80 milhões no projeto. A expectativa foi a de elevar o número de clientes, passando da média de 860 mil para 1 milhão de consumidores por mês.

De acordo com a diretoria do empreendimento, o objetivo foi aumentar o centro de compras em 50 mil metros quadrados, deixando o shopping com um total de 90 mil metros quadrados de área para consumo, lazer e serviços.

A expansão permitiu cinco megalojas, 110 satélites e mais duas âncoras, totalizando 264 lojas. A Praça de Alimentação também foi revitalizada e ganhou quatro novos restaurantes com área exclusiva, além dos 1.040 lugares disponíveis. Para completar, a fachada do Canoas passou por uma reforma para ficar com uma cara nova e mais moderna.

A primeira etapa das obras foi a construção de um prédio de quatro andares exclusivos para uso de garagem, com 1.035 vagas cobertas.

Mais de 12 empresas de diversas disciplinas foram coordenadas pelo escritório Vera Zaffari Arquitetura estiveram envolvidas no projeto executivo do shopping, sendo de iluminação, paisagismo, climatização, incêndio, entre outras. Cada detalhe foi muito bem pensado e planejado, visando entregar para os lojistas e consumidores o maior e mais bonito shopping da Região Metropolitana.


Ênfases do projeto

LUZ NATURAL… Utilização de grandes e diversos zenitais que permitem a entrada da luz do dia no interior do shopping com o cuidado de que os mesmas fossem
convenientemente dimensionados para evitar o aquecimento dos espaços
internos e a otimização dos equipamentos de ar condicionado;

AMBIENTE AGRADÁVEL… Detalhes em madeira auxiliam na acústica da praça de alimentação tornando o ambiente mais agradável e aconchegante remetendo ao ambiente familiar;

FACILIDADES… Utilização de peitoris de vidro que proporcionam transparência e maior visibilidade entre os diferentes pavimentos e circulações;

LAZER… Utilização de fachadas envidraçadas e terraços na praça de restaurantes, proporcionando a interligação com o exterior e permitindo a utilização como espaços de contemplação e convívio;

CONFORTO… Utilização de vários ambientes de estar distribuídos no mall proporcionando conforto para o cliente e estimulando a permanência no shopping;

PRATICIDADE… Utilização de acabamentos claros e sutis, permitindo fácil leitura dos ambientes e valorização das lojas, pontos focal do shopping;

BAIXA MANUTENÇÃO… Utilização de materiais duráveis e de fácil higienização garantindo menores custos de manutenção.

 

Projetos elétrico, hidrossanitário e de climatização dera ênfase à arquitetura sustentável do Canoas Shopping.

O projeto incluiu economia de água tratada para vasos e mictórios (reserva e redes independentes), hidrômetros dos lojistas com medição eletrônica e ligada à automação e rede de gordura exclusiva com tratamento no exterior do shopping.

O Uso de unidade resfriadora (chiller) de última geração é um dos sistema mais eficientes atualmente disponíveis no mundo, reduzindo o consumo de energia em aproximadamente 25%. Esse sistema opera com gás ecológico R-134a, o qual não ataca a camada de ozônio, substitui o sistema de termoacumulação existente, tem baixo consumo de água e redução de carga térmica em cerca de 20% pelo isolamento térmico do telhado.

O luminosidade tem os padrões de sustentabilidade, não ofuscam as vitrines das lojas, opera com lâmpadas de alta eficiência e longa vida e usa led´s nas entradas principais, bancos e floreiras externas.

O paisagismo, ainda considerado no retrofit, não utiliza plantas tóxicas ou que exalem cheiro devido à atração de insetos. No projeto estão espécies nativas sem queda de galhos e frutos.

 

Projeto: 2008
Lojas: ampliação para 264
Estacionamento: ampliação para 1035
Área total: 51.900 metros quadrados
Área de lojas: 37.500 metros quadrados

 

image (28)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=609452149077931&set=a.140300205993130.17805.135618033128014&type=1


http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/01/maior-shopping-da-grande-porto-alegre-o.html

 

http://portoimagem.wordpress.com/2009/09/01/canoas-shopping-sera-duplicado-ate-final-de-2010/

 

http://www.portaldoshopping.com.br/Revistainterna.asp?CodA=55&CodAf=112&CodC=8

 

http://www.diariodecanoas.com.br/cotidiano/311283/expansao-do-shopping-de-canoas-fica-pronta-em-duas-semanas.html

 

jc2

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=34074

Compartilhe

Posts relacionados

Qual a diferença entre a praça de alimentação e um food hall?

Investir em soluções práticas para oferecer experiência única…

Lições do varejo italiano capazes de atrair mais público para o seu shopping

O varejo, especialmente os shoppings, precisou se reinventar…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.