Vera Zaffari projeta novo CD da Himalaia

Vera Zaffari (3ª da dir. para a esq.) e equipe no CD da Himalaia

Vera Zaffari (3ª da dir. para a esq.) e equipe no CD da Himalaia

O escritório VZA – Vera Zaffari Arquitetura projetou o novo Centro de Distribuição da Himalaia, em Eldorado do Sul (RS). O espaço já está em operação e aguarda pela finalização das obras no restaurante para a realização da inauguração oficial. No projeto, Vera Zaffari aplicou toda sua expertise técnica e conhecimento em centros de distribuição para atingir o melhor custo do empreendimento e a melhor eficiência na viabilização da execução da obra. A equipe da VZA, capitaneada por Vera Zaffari, visitou o empreendimento, onde foi recebida pelo engenheiro Andrei Stello.

“O cliente precisava ampliar as operações de seu negócio e realocar toda a infraestrutura, que envolve as atividades do centro de distribuição, com uma necessidade de investimento otimizada”, explica Vera Zaffari. O projeto inclui um prédio administrativo, um armazém, um restaurante para atendimento de público interno e externo, além de todas as áreas técnicas e de apoio necessárias ao funcionamento de um centro de distribuição.

DSC_0134A edificação em tons de branco, vermelho e azul atendem o conceito da marca. Predominantemente horizontal, contempla um amplo estacionamento para veículos. As 26 docas atendem todo o fluxo de recebimento e expedição, com espaço para a manobra das carretas e fácil acessibilidade à rodovia. Quatro vezes maior do que a infraestrutura já utilizada, a nova sede do CD Himalaia acompanha um padrão moderno em nível tecnológico. “A arquitetura visa a economia de recursos naturais, com o fechamento do prédio com materiais mais eficientes e isolantes, que minimizam a carga térmica do ar-condicionado e reduzem o consumo de energia”, pontua Vera.

A equipe dentro do prédio principal do CD (com Vera à dir.)

A equipe dentro do prédio principal do CD (com Vera à dir.)

As dependências são cobertas com isolante térmico e serão utilizadas lâmpadas sustentáveis, bem como iluminação natural, possibilitando menor consumo de energia. A tecnologia moderna viabiliza o uso de gerador em horário de ponta, com economia mensal de 20%. Aeradores nas torneiras, mictórios e torneiras com temporizador e bacias sanitárias com acionamento duplo e estão dispostos no projeto e vão resultar em uma economia de água de 49%. E há o reaproveitamento do calor excedente do ar-condicionado para aquecer a água do chuveiros dos funcionários.

Andrei Stello, engenheiro diretor da Stello Monteiro Construções, responsável pela execução da obra, atesta: “Geralmente, durante a realização da obra, temos várias reuniões com o escritório responsável pelo projeto, pois enfrentamos dúvidas em relação às especificações. Com o escritório de Vera Zaffari não tivemos esse problema, pois o projeto foi muito bem detalhado, especificado”.

O case do CD da Himalaia já é referência em sustentabilidade na arquitetura e está sendo apresentado a outros clientes do mercado corporativo, incluindo shoppings, hotéis e varejo, como modelo de sustentabilidade, economia e prospecção de marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>