Fechar

O Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014

12 de junho de 2014Tempo de leitura: < 1 minuto

nico saieh

Que tal aproveitar o clima da Copa para descobrir ou redescobrir a genialidade de nossos grandes arquitetos? Destaque para o pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza. Modernidade como tradição é o tema da exposição, que explorando a singularidade do Brasil como um país cuja identidade nacional – inclusive arquitetônica – foi construída sobre as bases da modernidade. A curadoria da exposição evidencia o moderno como fundamental para a história da arquitetura nacional.

“Brasil 1914 – 2014: modernidade como tradição” aborda a modernidade na arquitetura, em que o Brasil teve papel central no século XX. A curadoria do Pavilhão do Brasil, a cargo do curador, diplomata e crítico de arquitetura André Aranha Corrêa do Lago procura traduzir para o público internacional a complexidade e a riqueza da forma como se desenvolveu a arquitetura brasileira no período.

A exposição evidencia grandes personalidades da arquitetura brasileira, particularmente Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx, Affonso Reidy, Lina Bo Bardi, Lelé (João Filgueiras Lima) e Paulo Mendes da Rocha. Cerca de 50 arquitetos e 180 projetos compõem a mostra, que reúne várias gerações. Além dos nomes citados acima, estão os históricos Vilanova Artigas, Gregori Warchavchik e Rino Levi; os consagrados Ruy Ohtake e Eduardo de Almeida; os reconhecidos Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Angelo Bucci, Isay Weinfeld, Marcio Kogan e Marcos Boldarini; e os jovens Carla Juaçaba e Rodrigo Cerviño Lopes, entre outros.

Conheça o pavilhão brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza, pela revista AU: http://bit.ly/1ohlOWJ (Crédito da foto: Nico Saieh/ Divulgação Bienal de Arquitetura de Veneza).

 

Compartilhe

Posts relacionados

Sustentabilidade em BIM

O BIM (Building Information Modeling) é mais do que um método…

Por uma arquitetura mais verde

Sustentabilidade não é mais uma tendência, mas uma necessidade…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.