Customização chega aos alimentos: o caso mymuesli
21 de março de 2014Tempo de leitura: 2 minutosUma das tendências de consumo e venda apontadas na Retail’s Big Show, promovida pela National Retail Federation (NRF – Federação Norte-Americana de Varejo) em Nova York, em janeiro, foi a customização de produtos, como o caso do mymuesli, que oferece a possibilidade dos clientes terem o produto ajustado às suas necessidades e gostos pessoais.
No site, fundado por três jovens alemães, o consumidor pode escolher a “fórmula” para o seu Muesli, um cereal matinal, misturando e personalizando seus componentes, como sementes, aveia, nozes ou frutas. São mais de 80 ingredientes diferentes e mais de 566 quatrilhões de combinações possíveis. Além de criar a mistura do zero, podem escolhê-la a partir de opções pré-definidas. O nome do mix de cereais também é escolhido pelo cliente, que o leva impresso na embalagem. Para terminar, os clientes podem optar por receber o produto em casa ou na loja mymuesli mais próxima, e ainda escolher o Click & Collect para evitar os custos de entrega.
Contudo, engana-se quem pensa que a loja física é coisa do passado – e a Mymuesli também sabe disso. “Eles também servem de exemplo para um negócio no varejo que iniciou no formato digital e sentiu necessidade de ter uma loja física para promover a troca pessoal com o seu consumidor”, assinala Vera Zaffari. De fato, nas lojas mymuesli, brilha a boa arquitetura comercial. O interior da loja é intencionalmente decorado em branco com destaques em madeira, para orientar a atenção dos visitantes para as caixas cilíndricas contendo as misturas. Como cada cilindro é o único na cor e no design, a aparência da loja muda cada vez que é reorganizada.