Sam’s Club | Sertório
Localização
Porto Alegre – RS
Categoria
Supermercado
Ano
2012
Contexto do projeto:
Seis mil metros quadrados de vendas.
O projeto do Sam’s Club Sertório foi realizado no mesmo terreno onde se localiza o supermercado BIG Sertório. A estrutura a ser projetada deveria harmonizar as construções já existentes com a nova edificação de seis mil metros quadrados de área de vendas a ser implementada. E também havia a responsabilidade de viabilizar legalmente todo o complexo.
O principal desafio do projeto estava em viabilizar a nova edificação com a estrutura já existente, estudando o terreno para atender da melhor forma as exigências da legislação e esteticamente.
Desafios secundários
Com a proximidade do local do empreendimento com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, duas exigências foram determinantes para a elaboração do projeto: a cota máxima de altura permitida pelo cone de aproximação do aeroporto e a cota mínima de implantação do prédio em função do arroio limítrofe.
Soluções
O projeto foi parte de um amplo estudo de viabilidade. Para elaboração de todo grande empreendimento foi necessário cumprir legislações importantes com contrapartidas relacionadas ao impacto urbano que geram.
Medidas de permeabilidade do terreno, número mínimo de vagas de estacionamento e alargamento viário das avenidas do entorno, foram necessárias para implementação do projeto.
Além disso, diversas ações que diminuem o impacto da construção civil ao ambiente foram empregadas. Entre elas estão a inserção de uma bacia de amortecimento (ou retenção) de águas pluviais, para acumular temporariamente as águas provenientes das chuvas com a função de amortecer as vazões de cheias, retardando o escoamento e reduzindo os riscos de inundações. Também foi desenvolvida uma cobertura com claraboias para aproveitar a iluminação natural, um sistema de gestão de energia e lâmpadas especiais que reduzem o consumo.
O projeto conta, ainda, com uma central de reciclagem para separação de resíduos gerados e uma comunicação visual que utiliza materiais reciclados.