OficialFarma: um novo conceito de arquitetura para as lojas físicas da rede
28 de agosto de 2023Tempo de leitura: 5 minutos
Projetar e desenvolver lojas conceituais para o varejo é sempre um grande desafio! Ainda mais quando se trata de inovar e trazer as melhores soluções de arquitetura para deixar o espaço comercial atrativo, funcional e totalmente apto para receber o público. E foi exatamente isso o que aconteceu com o primeiro projeto conceito VZ&CO desenvolvido para a OficialFarma — umas das maiores farmácias de manipulação online do Brasil.
Com o objetivo de repaginar e transformar as lojas físicas no varejo, a rede de farmácia procurou o nosso escritório para desenvolvermos, juntos, uma solução de arquitetura inteligente, capaz de oferecer as melhores experiências ao consumidor. De quebra, ainda atrelar o mundo digital ao físico por meio de estratégias omnichannel.
E já que somos especialistas em gerar experiências marcantes por meio da arquitetura de uma loja conceitual, o primeiro projeto, inaugurado em julho em Santo André (SP), foi desenvolvido para seguir o modelo de flagship e não ser só mais um lugar de compras tradicional, mas um espaço inovador, com áreas destinadas à experimentação de produtos, atendimento personalizado e interativo para continuar oferecendo, ao consumidor, a mesma facilidade de compra que ele teria online.
Além de trazer as principais tendências do varejo para tornar esta loja conceitual mais assertiva, a VZ&CO também reestruturou todo o rollout da marca com base neste novo conceito, para que as melhorias sejam aplicadas em todas as unidades da rede — antigas e futuras — com segurança e padronização, assim fortalecendo a expansão das lojas físicas no mercado.
Foi estratégico contratar uma empresa especializada em arquitetura comercial e em projetos que possam ser replicados, com o know-how do varejo. O projeto ficou 100% do jeito que queríamos. A equipe da Vera Zaffari foi muito proativa e assertiva”, afirma Marcus Campnha, um dos fundadores da OficialFarma.
Vale ressaltar: esse é o projeto-base para nortear a implantação de novas lojas físicas da OficialFarma, por meio de rollout. Segundo Marcus Campnha, há outros quatro projetos da parceria entre a OficialFarma e a VZ&CO em andamento.
CONCEITO E ESTRUTURAÇÃO DA FLAGSHIP
Uma das principais necessidades do cliente para o novo projeto de arquitetura da loja conceitual foi alinhar as premissas das lojas online às lojas físicas, respeitando a identidade visual e os valores da marca. Para que isso funcionasse, fizemos um estudo completo do cliente a fim de compreender o que era esperado para as novas unidades, qual a segmentação da rede de varejo e o público, com um só propósito: entregar uma solução de arquitetura de qualidade para se adaptar em qualquer lugar e tamanho.
Resultado? Os projetos de arquitetura foram desenvolvidos para seguirem uma padronização por meio de rollout. Na loja de Figueiras, em Santo André (SP), o rollout foi aplicado e adaptado ao modelo de flagship — conhecida como concept stores ou lojas conceitos. Em sua essência, a loja flagship se destaca por conseguir aproximar a marca e o cliente através das inovações de arquitetura, iluminação e a ambientação do espaço que preza pela melhor experiência de compra. Ou seja, uma loja conceito não pretende apenas vender o produto, mas apresentar a marca para o cliente, oferecendo uma experiência de imersão na identidade da marca e gerando assim a proximidade com o consumidor final.
A partir desse novo modelo de loja conceitual, nós auxiliamos o cliente a criar uma nova identidade para padronizar os espaços físicos da OficialFarma. Baseado na identidade visual já existente no online, trouxemos as cores da marca para a loja física, porém de uma maneira leve e bem receptiva, que se tornasse atrativo para diferentes públicos. E como estamos falando de uma rede que preza pela saúde e bem-estar, era importante para o cliente transmitir essa ideia no espaço de vendas, não de uma forma fria, mas que oferecesse conforto e acolhimento a quem visita a loja.
ARQUITETURA E BIM
Por meio do BIM, conseguimos documentar e desenvolver o projeto da flagship de maneira ágil e assertiva. Além de facilitar no processo de comunicação entre o cliente, a metodologia auxiliou no entendimento de cada etapa do projeto de arquitetura — antes e pós-obra.
- Materiais utilizados – O projeto de arquitetura em BIM detalhou o que seria usado na hora da construção, como forro, pisos , revestimentos e muito mais. Além de todo esse detalhamento, o software apontou o que dava para ser reutilizado na obra, já que se tratava de um espaço com algumas preexistências. Dessa forma o uso do BIM facilitou o reaproveitamento de materiais e o correto dimensionamento do que deveria ser adquirido novo, evitando desperdícios
- Representação digital – Por meio da visualização 360º, o cliente pôde ter uma visualização mais clara do projeto. Essa ferramenta, além de permitir um tour virtual, ajuda a compreensão do projeto de arquitetura em um todo e evita surpresas antes da aprovação final.
- Documentação – Através do BIM conseguimos ter uma visualização completa de cada solução construtiva proposta, facilitando o registro e documentação das informações, o que auxilia o entendimento e execução da obra.
SUPORTE VZ&CO
Arquitetura e construção caminham de mãos dadas. E na fase final do projeto, a nossa equipe também auxiliou os profissionais da obra, dando o suporte necessário tanto para quem estava executando quanto para os fornecedores. Por se tratar de uma flagship, foi de suma importância nosso acompanhamento próximo e cuidadoso durante a fase de obra, para garantir que o que está no projeto seja traduzido na loja física, consolidando o conceito da marca.
FICHA TÉCNICA
Nome do cliente: OficialFarma
Projeto – Flagship
Localização – Figueiras, Santo André (SP)
Categoria – Loja conceito
Ano: 2022 Área: Aproximadamente 230m²
Desafio – Transformar os espaços de vendas das lojas para criar um ambiente interativo, com estratégias omnichannel e experiências diferenciadas para oferecer a mesma facilidade das lojas online.
Diferenciais:
- – Projeto feito em BIM, aproveitando ao máximo materiais e infraestrutura já existentes para diminuir custos e evitar desperdício na obra;
- – Criação de rollout por meio do projeto piloto para aplicar em todas as lojas da rede;
- – Identidade visual da marca fortalecida por meio da arquitetura para seguir a mesma identidade digital.