Fechar

100 projetos de O Boticário têm assinatura da VZ&CO

12 de setembro de 2023Tempo de leitura: 4 minutos

 

Sabe o que a segunda maior rede de franquias do país e a VZ&CO têm em comum? 100 projetos desenvolvidos em conjunto com qualidade, padronização e assertividade. O número foi alcançado no segundo semestre de 2023 e consolida a parceria bem-sucedida iniciada em 2021 entre a marca curitibana e o escritório gaúcho, referência nacional em projetos de arquitetura de varejo.

Com 3.687 lojas em todo o país, O Boticário é uma das franquias mais conhecidas e admiradas pelos brasileiros, com 40 anos no mercado e produtos icônicos que marcaram gerações de consumidores. Há dois anos, a VZ&CO passou a fazer parte dessa história com o desenvolvimento de projetos de rollout para lojas da rede em todo o país, principalmente na Região Sul.

O trabalho bem alinhado entre a marca, o escritório de arquitetura e os franqueados permite o desenvolvimento de 20 projetos ao mesmo tempo e média de 11 entregas mensais, garantido a agilidade e o cumprimento de prazos, aspectos fundamentais para franquias.

Os projetos da VZ&CO para o “Boti”, como a marca também é conhecida, incluem reformas para padronização, abertura de novas unidades e relocalização, quando franquias já existentes são instaladas em novos pontos de venda.

 

A VZ&CO desenvolve dois tipos de projetos de rollout para a franquia:

 

  1. Lojas Ânfora — projeto conceito criado pelo O Boticário em homenagem aos frascos que deram origem ao negócio e ao nome da marca;
  2. Espaços do Revendedor — locais de compra de produtos para revenda nas franquias, com áreas de checkout e estoque.

 

O projeto de número 100 é a reforma de uma loja para conversão ao conceito Ânfora em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, estado em que todos os projetos do O Boticário são feitos pela VZ&CO. A inauguração está prevista para o fim de novembro.

 

A qualidade dos projetos, a forma como entregamos, a atenção com os franqueados e o bom relacionamento com o time do O Boticário geram confiança e uma boa troca entre as equipes, o que nos trouxe até esse resultado”, pondera o sócio e gerente de projetos da VZ&CO, Gabriel Crispim.

 

Linha de produção 

O desenvolvimento e gestão de projetos da VZ&CO para O Boticário é feito por meio de uma plataforma integrada que conecta a marca, o escritório de arquitetura e os franqueados. Todo o processo é feito de forma online, com ferramentas para análise e validação das etapas, interação entre os envolvidos e acesso a informações sobre os projetos a qualquer momento.

A primeira etapa é o levantamento técnico das lojas que serão reformadas ou dos pontos de vendas de novas franquias. Nesta fase, são mapeadas as características do local, medidas, instalações existentes, especificações técnicas, estruturas e outras informações que servirão de base para o trabalho da equipe da VZ&CO na elaboração dos projetos preliminares.

 

Aqui é onde adequamos o projeto aos critérios racionais do padrão O Boticário. A marca tem tabelas sobre cada item das lojas, que precisam ser seguidas para garantir a padronização. Em paralelo, mantemos contato com os franqueados para esclarecer eventuais dúvidas e evitar erros no projeto executivo”, explica Crispim.

 

Após a validação do projeto preliminar pelo O Boticário e pelo franqueado, a equipe da VZ&CO passa a trabalhar no projeto executivo – mais complexo e abrangente – e na conferência de inventário de cada item do projeto, de acordo com normas da marca franqueadora. Em média, o desenvolvimento desta etapa pela VZ&CO leva 20 dias, e é um dos diferenciais do escritório na realização de projetos desse tipo.

Após a aprovação do projeto executivo, o franqueado pode começar as obras, com suporte da equipe da VZ&CO para eventuais correções ou aditivos. A última etapa é a validação do resultado final, quando os arquitetos avaliam fotos reais das lojas para conferir se o projeto foi executado dentro dos padrões e de acordo com as especificações do O Boticário.

 

Comunicação

Para garantir a padronização e o alinhamento sobre os processos da marca, a VZ&CO e O Boticário estão em contato permanente, por meio da plataforma de projetos, do compartilhamento de informações e de conversas entre as equipes. Periodicamente, a marca também organiza treinamentos para atualização de padrões, esclarecimento de dúvidas e troca de informações sobre os projetos.

 

A qualidade das entregas da VZ&CO é avaliada a cada três meses pelo O Boticário e os bons resultados determinam a definição de novos projetos.

 

Começamos com seis lojas, em 2021, e atualmente fazemos, em média, 11 entregas por mês. Trabalhamos com entregas de etapas dos projetos antes do prazo estipulado, registramos poucas reprovações, e claro, estamos sempre comprometidos com a qualidade”, pondera o sócio e gerente de projetos da VZ&CO.

 

Para 2024, a perspectiva é que a VZ&CO desenvolva mais uma centena de projetos para O Boticário.

 


 O Boticário e VZ&CO: parceria em números 

100 projetos

20 lojas desenvolvidas simultaneamente

11 entregas por mês, em média

20 dias: tempo médio de elaboração de projetos pela VZ&CO


 

 

Compartilhe

Posts relacionados

Tendências de arquitetura comercial: o que a VZ&CO espera para 2024

Em 2024, a VZ&CO completa 25 anos de atuação na arquitetura…

Prêmio POPAI 2023: Ouro no Oscar do Varejo reconhece excelência do rollout da VZ&CO para a Renner Canela

  A VZ&CO encerra 2023 com chave de ouro, literalmente,…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.