A nova loja circular da Renner
20 de dezembro de 2022Tempo de leitura: 4 minutosDesenvolver um projeto de arquitetura sustentável, consciente e focado na diminuição de resíduos gerados em obra é um grande desafio. Ainda mais quando se trata de adaptar o rollout de uma marca e replicá-lo em uma loja circular de rua, como aconteceu nesta mais nova unidade da Renner, inaugurada em novembro, em São Vicente (SP). É a primeira loja de rua da rede e a primeira da VZ&CO seguindo o conceito de economia circular.
Desde 2019, a varejista de moda investe em lojas circulares e nos convidou para desenvolver o projeto de arquitetura comercial da unidade de São Vicente. O objetivo era um só: reformar e transformar o novo espaço, tornando-o em um verdadeiro palco de experiências de compras para o cliente, sem deixar de priorizar o uso consciente dos materiais e recursos.
E vale destacar: a loja circular da Renner, de São Vicente, segue o uso de Built to suit (BTS) – uma técnica de divisão para tornar o negócio mais eficiente. É uma tendência muito utilizada nos Estados Unidos, onde o empreendedor executa o projeto da loja física para o cliente e diminui investimento de construção, especificamente para as lojas de rua. Além de economizar com o valor da obra, a solução arquitetônica é muito eficaz para reduzir desperdícios.
Particularidades da loja circular
Composta por três pavimentações, distribuídas em uma área com um pouco mais de 2.000m², a loja circular de São Vicente foi totalmente desenvolvida para seguir o rollout da marca, com a arquitetura sendo guiada pelo design circular, além da utilização de materiais recicláveis e espaço de biofilia.
Os materiais e revestimentos da loja circular seguem a padronização da Renner, utilizados para preservar a identidade visual da marca, sem deixar de atender às premissas sustentáveis e design circular. Na área de vendas, as paredes e acabamentos foram feitos em drywall – material feito pela mistura de gesso, água e aditivos distribuída entre duas chapas de papel cartonado – para facilitar futuras modificações no espaço. Este recurso, por se tratar de placas inteiras em gesso, evita cortes desnecessários e reduz o desperdício de material.
Processo e comunicação
Por se tratar de uma unidade de rua, fizemos algumas adaptações no projeto de rollout junto ao cliente, para manter os novos espaços da loja circular funcionando, como as cabines sociais. Mesmo sendo uma loja menor, as cabines continuam oferecendo a mesma experiência de compra para o consumidor, com o uso de tecnologia e atendimento personalizado.
Utilização de ferramentas complementares
O desenvolvimento deste projeto de loja circular foi realizado em BIM para otimizar os resultados e garantir a qualidade das lojas Renner. Por isso, além da metodologia, nós também utilizamos a nuvem de pontos para a realização do mapeamento do espaço da loja circular.
Com a ferramenta complementar no BIM, conseguimos fazer toda a medição do terreno e localizar variações de ângulos, por exemplo, que podiam ser melhorados. Tudo isso foi escaneado, transformado em uma modelagem 3D precisa.
Além do uso da nuvem de pontos, também utilizamos o navisworks para compatibilizar as informações e elencar possíveis falhas antes da obra. Essa prática não só reduz os gastos financeiros com materiais, como evita desperdício de material e o tempo de execução da construção.
Uso da arquitetura biofílica
Por se tratar de uma loja circular, com foco em práticas mais sustentáveis, a unidade também conta com aspectos de biofilia para deixar o ambiente com o “ar” natural. Além do Espaço RE, destinado para oferecer serviços e iniciativas circulares aos consumidores, o espaço conta com elementos naturais para facilitar a identificação do propósito sustentável e circular da marca.
Curiosidades do projeto
A VZ&CO ficou responsável por desenvolver o projeto de arquitetura comercial da área interna e fachada. Seguindo o rollout da Renner, mantivemos as cores padrão na fachada: o cinza e o vermelho, com detalhes de grafismo na parte de vidro.
FICHA TÉCNICA
- Nome do cliente: Renner
- Projeto: Loja circular
- Localização: São Vicente (SP)
- Categoria: Arquitetura de Varejo
- Ano: 2022 Área: 2090,88m²
- Desafio: Adaptar o rollout da marca em uma loja circular de rua