Como a arquitetura comercial impacta na venda dos supermercados
17 de maio de 2023Tempo de leitura: 5 minutosQuando o assunto é transformar os espaços físicos em um verdadeiro palco de experiências de compra para o consumidor, a arquitetura comercial é a principal aliada para fazer isso acontecer. Mais do que desenvolver um ambiente aconchegante e encantador, a arquitetura comercial tem um importante papel de trazer soluções inteligentes e estratégicas para melhorar o fluxo dentro de uma loja ou supermercado, garantindo a melhor forma de exposição dos produtos, que se dá não só por um visual merchandising bem planejado, mas também com uma iluminação adequada que garante a venda do produto, e gera a melhor experiência de compra ao cliente final.
O bom projeto de arquitetura vai pensar em atender todos os anseios do novo consumidor, oferecendo um ambiente funcional, com experiências de compras diferenciadas e omnichannel.
Ao desenvolver um projeto de loja comercial ou de supermercados, a VZ&CO unifica detalhes e tendências do mercado de varejo para oferecer a melhor experiência possível ao varejista e consumidor final. Tudo é pensado para projetar um ambiente único, capaz de transmitir toda a essência de uma marca e impulsionar as vendas dos produtos de forma inteligente e sustentável.
Layout e estrutura do supermercado
Quando o consumidor busca pelo espaço físico, ele também está buscando novas experiências de compras. Por isso, o projeto de arquitetura comercial vai pensar em organizar todo o circuito das lojas e supermercados, desde a fachada até os mobiliários, para que o ambiente seja funcional e ofereça diferentes formas de consumo.
O conceito de um projeto de lojas físicas é desenvolvido com base em um estudo prévio do público alvo, o layout será pensado conforme o que este público está buscando. Com isso, são distribuídas as gôndolas, os setores, formando um circuito de compras adequado à tipologia de loja. Dependendo da estratégia, esta loja terá corredores mais fluídos, com espaços mais amplos, ou então um layout mais funcional e prático com uma comunicação visual bem direcionada. Todas essas estratégias são adequadas ao formato de consumo do público alvo.
Iluminação e cores adequadas
O projeto de arquitetura comercial busca alinhar sempre a identidade da marca, por meio das cores, materialidades e conceitos da mesma. Nesse alinhamento, um fator super importante é a iluminação. Cada tipologia de loja terá uma iluminação adequada para melhorar e valorizar a exposição de um produto.
Para compor um padrão de iluminação adequado ao conceito da marca, são realizados estudos de iluminação que avaliam a cor da iluminação (se branca ou mais amarelada) conforme o tipo de produto que está sendo exposto. Além disso, é avaliado o tipo de iluminação, se direta ou indireta, que neste quesito sempre optamos por uma composição de ambas no caso de supermercados, pois a iluminação mais geral (indireta) garantirá uma iluminação como um todo no espaço (reduzindo áreas de sombra) e as iluminações pontuais (diretas) que garantirão a valorização do produto na prateleira.
A iluminação tem um papel importante em valorizar o conceito da marca, mas tudo precisa estar alinhado para que se consiga um bom resultado final.
Fachadas e cores dos acabamentos do supermercado
A fachada de uma loja física é um dos elementos mais importantes de um projeto. É ela que criará um convite ao público para entrar na loja. Um projeto de arquitetura comercial visa não só a estética de uma fachada, ele irá compor o conceito da marca, valorizando as cores e materialidades que traduzem este conceito, além de criar um elo de conexão entre o ambiente externo e interno.
Buscamos através de vitrines, expor um pouco do que se irá experienciar internamente, com uma ideia de conceito único, onde as materialidades e cores internas e externas, fazem relação em compõem a identidade da marca. Outro fator é a posição das aberturas, elas são sempre estratégicas conforme o melhor fluxo externo.
Projetos de arquitetura comercial VZ&CO
Este ano, desenvolvemos diversos projetos de supermercados e lojas de proximidade para o varejo. Um deles foi a loja do Villa Mercato, localizado em Maringá (PR). Com o objetivo de lançar a primeira loja física da marca na região, o cliente nos procurou para projetarmos um espaço único, reunindo as principais tendências do mercado de varejo, e que conversasse com o aplicativo de compras digital da marca.
O resultado foi uma loja de proximidades que traduz e fortalece a experiência de compra do aplicativo, o qual tem como base uma espécie de centro logístico chamado de dark store, também projetado pela VZ&CO
Para Gabriel Boff, diretor do Villa Mercato, o planejamento arquitetônico da loja foi essencial para permitir o fluxo fluido da loja, além de auxiliar no aumento das vendas.
“A VZ&CO teve facilidade de captar o conceito da marca para colocá-lo em prática. O projeto de arquitetura comercial do nosso espaço foi bem detalhado e facilitou para a equipe de execução, responsável pela obra. A primeira loja já está funcionando e, agora, estamos no fim da segunda loja que será inaugurada em breve”, explica Gabriel.
Padronização e rollout
Dentro da arquitetura comercial, existe uma solução inteligente para se aplicar em um processo de expansão da marca, unimos as soluções que estão dando certo em projeto, melhoramos e trazemos para o chamado rollout. Para marcas do varejo que visam um crescimento planejado, a melhor forma de garantir a cultura da marca é estruturar um processo de rollout, que consiste em técnicas de padronização de elementos já aprovados e testados, garantindo uma replicação com a mesma qualidade das lojas existentes. Essas técnicas padronizam a forma de expor produtos, cores da marca, materialidades, onde o cliente final consegue vivenciar a mesma experiência em qualquer loja da rede. Além da qualidade de experiência do cliente final, o varejista garante uma redução de custos de implantação onde as materialidades já são padronizadas e de fácil acesso, a mão de obra de execução consegue manter a padronização sem desperdícios e retrabalhos, e em caso de expansão em grande escala se garante até uma redução de custo na compra dos materiais, pois mantendo a padronização facilita na hora da compra e negociação
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