Monitoramento de obras com realidade aumentada? Veja o exemplo da VZ&CO
30 de junho de 2023Tempo de leitura: 3 minutosImagine poder visitar uma loja enquanto ela ainda está em obras e comparar, lado a lado, se o projeto está sendo executado como previsto, com a possibilidade de repetir esse processo a qualquer hora para conferir detalhes e evitar erros ou desperdícios. Tudo isso já é possível por meio de ferramentas tecnológicas que viabilizam passeios virtuais por canteiros de obras, com uso de imagens em 3D e realidade aumentada.
Três projetos desenvolvidos pela VZ&CO – Renner Iguatemi Porto Alegre, Renner Canela e Renner Taquara – tiveram suas obras monitoradas recentemente com o uso de plataformas tecnológicas utilizadas pela CTS Arquitetura, Engenharia e Desenvolvimento Imobiliário, parceira do escritório nessas construções.
Com essas tecnologias, é possível fazer o monitoramento da obra a qualquer momento, verificar o status e a qualidade da construção, acompanhar a evolução, comparar semana a semana, comparar lado a lado o executado com o projetado em BIM, fazer medições e marcações, integrar dados de outras fontes e colaborar com projetistas”, explica Cristiano da Silveira, arquiteto da CTS.
Nessa entrevista à VZ&CO, Silveira apresenta duas plataformas exclusivas de visualização e monitoramento de obras por meio de imagens 3D e realidade aumentada e lista os benefícios da utilização dessas ferramentas na arquitetura comercial.
VZ&CO: Como ferramentas tecnológicas podem facilitar o acompanhamento e monitoramento de obras?
Cristiano da Silveira: A utilização de ferramentas tecnológicas nas obras traz facilidade e agilidade, principalmente na transmissão de informações do escritório para o campo.
Isso se traduz em velocidade de resposta a alterações, assertividade na execução de obras, redução de retrabalhos e consequentemente, custos e resíduos gerados, além de um melhor entendimento do projeto para quem for gerenciar e executar.
Quais tecnologias são mais utilizadas para esse monitoramento de obras virtual?
Toda obra bem executada começa por um bom projeto. E um bom projeto desenvolvido com a metodologia BIM traz um ganho de produtividade e escalabilidade que garante padrões de qualidade muito acima da média. Então o uso do BIM em projetos é a primeira ferramenta.
Na etapa de gerenciamento, utilizamos duas plataformas para visualização e acompanhamento da evolução de obras: CupixWorks e Gamma Ar. As duas possuem interoperabilidade entre projetistas e obras e conversam diretamente com a plataforma Autodesk Construction Cloud (AAC), que engloba todos os projetistas envolvidos de forma colaborativa e funciona como uma grande base de transferência de informações e documentos.
Como funcionam essas plataformas de visualização?
A plataforma CupixWorks utiliza imagens 360° para criação de tours virtuais e dos chamados gêmeos digitais – representações virtuais idênticas aos objetos reais. A plataforma permite acompanhar e interagir durante a evolução da obra, trazendo o modelo BIM para ser comparado lado a lado com a imagem da obra. Essa interoperabilidade traz benefícios de acompanhamento de produção, análise de execução de projeto e um histórico para a operação futura da obra ou disputas de pleitos.
Já a plataforma Gamma Ar viabiliza a visualização em tempo real do modelo do projeto em realidade aumentada. Essa ferramenta traz para a mão do gerenciador o poder do modelo desenvolvido pelo projetista. Isso aumenta o entendimento e a percepção de como deve ficar a obra, antes mesmo dela ser construída.
É um grande auxílio para quem está no campo porque ajuda a executar o projeto de maneira mais assertiva e com menos retrabalho. Além disso, a plataforma de realidade aumentada também pode ajudar a identificar desvios de projeto ou interferências com objetos não levantados.
Quais os benefícios da comparação da obra com os modelos de projetos desenvolvidos em BIM?
A abordagem de comparação com modelos BIM permite avaliar o real x projetado, aumenta a capacidade de assertividade na execução de obra e garante uma documentação importante para o período de pós obra.
A utilização desse tipo de ferramentas, com todas as vantagens que elas trazem, só é possível com a adequação dos escritórios de projeto para a utilização do BIM em seu processo. Sem isso não vejo como possível ter esse ganho competitivo na construção.
Que vantagens o uso de tecnologias digitais traz para as equipes envolvidas nos projetos e para os clientes?
A principal vantagem dessas tecnologias é trazer maior visibilidade para os gestores e melhor entendimento do projeto por aqueles que estão no campo. Além disso, o uso cria históricos de execução para futuras ações, reduz retrabalhos, melhora o entendimento das equipes e poupa tempo de execução, o que é bom tanto para as equipes de construção quanto para os clientes.
Ao criar uma ponte entre o mundo físico e o digital e oferecer uma visão mais completa e integrada das obras, estas soluções trazem vantagens competitivas e ganhos de produtividade para as empresas de construção.