Template em BIM da VZ&CO viabiliza expansão de rede de farmácias Pague Menos: 24 projetos em seis meses
10 de maio de 2023Tempo de leitura: 3 minutosO que acontece quando uma das maiores redes de farmácias do país encontra o escritório de arquitetura de varejo pioneiro no uso da metodologia BIM no Brasil? A resposta: projetos mais eficientes, assertivos e entregues no prazo. Estamos falando da conexão entre a Pague Menos e a VZ&CO, que começou em outubro de 2022 e já resultou em 24 projetos. Tudo isso, em apenas seis meses.
O rápido plano de expansão da Pague Menos – que em 2022 inaugurou uma loja a cada três dias, em média – demanda projetos ágeis, qualificados, sem desperdício de recursos e de fácil visualização, atributos executados com excelência pela VZ&CO com o BIM e o uso de rollouts, que viabilizam a replicação ágil e eficaz do padrão de uma marca.
Com sede em Fortaleza, a rede cearense tem mais de 1,6 mil farmácias espalhadas pelo país e continua em franco crescimento: a previsão é inaugurar 60 lojas este ano e mais 120 em 2024.
A parceria com a VZ&CO começou em outubro do ano passado, com cinco projetos entregues em 2022. De lá para cá, mais 19 se somaram ao portfólio, inclusive duas lojas inovadoras, que serão anunciadas em breve. As farmácias da parceria com o nosso escritório de arquitetura de varejo têm, em média, 230 m2, e estarão em vários estados do país.
Como o modelo de negócio da Pague Menos está bem estruturado, conseguimos desenvolver um projeto de rollout em BIM que trouxe vários benefícios para a marca”, avalia o sócio e gerente de projetos da VZ&CO, Bruno Garcia. “Montamos o nosso próprio template pensando nas estratégias para otimizar o processo deles. O BIM abre essa possibilidade, porque é muito mais abrangente em relação a processos, à velocidade de desenvolvimento, de otimização de rotinas que temos dentro do projeto.”
O analista de Arquitetura da rede Pague Menos, Arthur Yuri Menezes, destaca o alinhamento entre as equipes e a análise detalhada de todas as etapas do processo como diferenciais dos projetos desenvolvidos pela VZ&CO.
A exploração da metodologia BIM nos projetos Pague Menos Extrafarma tem acelerado o desenvolvimento das etapas iniciais, principalmente a partir do template elaborado pela VZ&CO para atender ao nosso padrão, tanto visual quanto de documentação. O BIM também tem colaborado com a visualização global do projeto de rollout, proporcionando uma maior compreensão, além de agilizar o cálculo de quantitativos de peças e materiais e garantir a compatibilidade entre disciplinas envolvidas no projeto”, lista.
Com as funcionalidades do BIM, a equipe VZ&CO pode entregar ao time da Pague Menos projetos executivos completos, com todas as disciplinas, em 15 dias. “O BIM permite ter agilidade em todos os sentidos, tanto no processo de desenvolvimento do projeto quanto nas organizações internas e na visibilidade do modelo, não temos que ficar brigando com a compatibilização”, compara Garcia.
PADRÕES E DOCUMENTAÇÃO
Além da agilidade e da redução dos problemas de compatibilização, o BIM possibilita a manutenção dos padrões exigidos pelo cliente. E isso se dá por meio do rollout, processo que permite a adaptação e replicação dos projetos preservando todos os conceitos e referências da marca.
“Para uma rede em rápida expansão, como a Pague Menos, estabelecer e seguir um padrão de rollout tem sido essencial para a celeridade na elaboração dos projetos, uma maior assertividade dos custos envolvidos na obra e também elucidar mais facilmente ou até evitar as dúvidas dos construtores, já que o padrão se estabelece tanto de forma visual quanto em termos de soluções construtivas na medida em que vai sendo executado repetidas vezes”, pondera Menezes.
A documentação dos projetos desenvolvidos pela VZ&CO para a Pague Menos inclui os modelos RVT, que são os arquivos de projeto arquitetônico BIM gerados pelo software Revit, da Autodesk. Essa disponibilização, segundo Bruno Garcia, garante a maior compreensão dos projetos pelo cliente e possibilita desbravar outros atributos do BIM na etapa de obras.
“Eles podem usar isso para colher informações, para entender melhor o projeto. Não entregamos apenas uma documentação, entregamos realmente um pacote de todas as informações do nosso modelo de rollout”, compara.
Outro diferencial da metodologia que tem sido muito relevante na parceria entre a VZ&CO e o grupo Pague Menos é a comunicação entre as equipes — viabilizada pelas funcionalidades de visualização e integração de processos do BIM.
Os projetos que temos desenvolvido junto a VZ&CO são sempre feitos aliando a técnica do escritório e a experiência de uso e padrão do time Pague Menos. Falamos sempre em projetos desenvolvidos a quatro mãos, uma prática que estimula o intercâmbio de conhecimentos e eleva a excelência do padrão dos projetos desenvolvidos”, destaca o analista de Arquitetura da rede.
Em tempo: a primeira loja da Pague Menos com projeto de arquitetura de varejo VZ&CO deve ser inaugurada em outubro deste ano.