Tendências de arquitetura comercial: o que a VZ&CO espera para 2024
4 de janeiro de 2024Tempo de leitura: 5 minutosEm 2024, a VZ&CO completa 25 anos de atuação na arquitetura comercial. Observar atentamente as tendências do mercado para oferecer aos clientes do varejo soluções assertivas e alinhadas com os desejos do consumidor é uma das chaves para que o escritório tenha se tornado uma referência no segmento.
Estamos sempre atentos às movimentações e tendências do varejo, não apenas no que se refere à arquitetura. Entender o modelo de negócio, o comportamento dos consumidores e a influência do cenário econômico sobre o setor é fundamental para desenvolvermos projetos que atendam às expectativas dos nossos clientes e os ajudem a elevar vendas”, afirma a arquiteta e CEO da VZ&CO, Vera Zaffari.
No começo de 2023, a VZ&CO falou sobre o Renascimento do Varejo, com insights sobre a retomada do segmento no cenário pós-pandemia. Um ano depois, o momento agora é de otimismo com cautela, com tendência de crescimento leve, mas estável. Segundo analistas, o cenário de aumento do nível de emprego, recuperação do poder de compra e diminuição da inflação indicam relativa estabilidade para o setor varejista em 2024.
Um indicador positivo é o crescimento das visitas às lojas físicas nos últimos meses, movimento que deve se consolidar este ano. É a oportunidade para que a arquitetura comercial desempenhe seu papel de desenvolver projetos que levem à melhor experiência de compra do consumidor e resultados efetivos para as empresas.
Temos em nosso portfólio algumas das principais marcas de varejo do país, supermercados, redes de franquias de atuação nacional, shopping centers, além de clientes na indústria, no setor hoteleiro e de arquitetura corporativa. Nosso compromisso com todos eles – e com os novos clientes que estamos trabalhando para conquistar – é oferecer em 2024 as melhores soluções de arquitetura comercial, com equipes capacitadas, tecnologias inovadoras e atendimento personalizado”, destaca Vera Zaffari.
Com esse olhar para o novo e para o futuro, a VZ&CO aponta três tendências da arquitetura comercial que devem se destacar no segmento em 2024:
Tecnologia, uso de dados e inteligência artificial
Entender o comportamento do consumidor para oferecer os produtos que ele busca e efetivar a compra é um dos anseios universais do varejo. Na era da informação, essa atividade tem uma ferramenta fundamental: o uso de dados.
A ascensão da geração Z (nascida entre meados da década de 1990 e 2010), que assume agora o protagonismo do mercado de consumo, tanto na compra como na influência, coloca ainda mais em evidência a necessidade de análise das informações para personalizar a experiência de compra. Isso porque esse grupo, que já representa cerca de 30% da população global, valoriza a conexão com as marcas que consomem e são altamente influenciados por conteúdos de redes sociais, controladas por algoritmos.
O uso responsável de dados de consumidores, com base na análise de informações de pedidos, preferências, buscas e conexões, pode dar aos varejistas um mapa para a compra assertiva, principalmente no comércio online.
Nas lojas físicas, as novas tecnologias também são aliadas e estratégias como digitalização dos pagamentos e o uso de Inteligência Artificial (IA) devem ganhar espaço e força no segmento.
Com a IA é possível, por exemplo, otimizar os estoques. A partir da captação de dados de consumo real das lojas, a tecnologia sugere o reabastecimento conforme a demanda. A ferramenta também é assertiva no atendimento e relacionamento virtual com clientes, com o uso de chatbots, robôs capazes de conversar de forma natural com os consumidores.
Omnicanalidade
A estratégia omnichannel ou de omnicanalidade, com integração entre canais de comunicação e venda, ganhou força no varejo durante a pandemia, com o avanço do comércio digital quando o mundo foi obrigado a ficar em casa para se proteger da Covid-19.
De lá para cá, a omnicanalidade deixou de ser apenas um movimento temporário do mercado para se tornar o novo normal no varejo. Afinal, a decisão de compra do consumidor é cada vez mais influenciada por suas interações digitais, e é preciso garantir que ele tenha a mesma experiência em todos os canais, seja na loja física, no site, aplicativos ou redes sociais.
Para 2024, a tendência na omnicanalidade é reforçar as estratégias de integração entre os canais e ampliar o leque de opções dos consumidores. A jornada do cliente pode começar na loja física e terminar no app, ou partir de uma busca no site e ser finalizada após a experimentação do produto real.
Outro desafio da omnicanalidade no varejo em 2024 é conectar a operação além do salão de vendas, com a integração de estoques das lojas físicas e do e-commerce, e o investimento em soluções logísticas que combinem agilidade, conveniência e menor custo.
Nessa área, os serviços de pick up in store devem ganhar cada vez mais força, com adaptações na infraestrutura para que o consumidor retire nas lojas físicas produtos comprados online, sem frete e com maior agilidade.
Sustentabilidade
Um estudo da consultoria Kantar revela que mais da metade dos brasileiros deixa de comprar produtos ou serviços de marcas que não investem em sustentabilidade ou que têm práticas vistas como nocivas ao meio ambiente e à sociedade.
O Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 também mostra que a maioria dos consumidores do país acredita que os negócios têm a responsabilidade de tornar a sociedade mais justa e que as marcas devem se responsabilizar e resolver os problemas climáticos e sociais.
Os dados comprovam que a trajetória de valorização da sustentabilidade iniciada pelo varejo há alguns anos está cada vez mais em alta. Em 2024, a tendência é que essa preocupação deixe de ser um compromisso adicional e se consolide com um diferencial competitivo, ou seja, diretamente relacionado aos resultados do negócio: quanto mais sustentável, maiores as vendas.
Na arquitetura comercial, a busca por empreendimentos sustentáveis começa desde o projeto, com planejamento de soluções que economizem água e energia, uso de materiais reaproveitados e recicláveis, redução de resíduos e descarte, técnicas bioclimáticas, entre outras estratégias. Cliente da VZ&CO desde 2010, a Lojas Renner se destaca pelas soluções de sustentabilidade adotadas desde 2019 em suas lojas com design baseado no conceito de Economia Circular.
Além do espaço físico das lojas, a atuação sustentável deve guiar todo o modelo de negócio do varejo, alinhada com a agenda ESG, de ações ambientais, sociais e de governança. O conceito interliga sustentabilidade e performance e permite que as empresas contabilizem e traduzam suas ações de responsabilidade nas três áreas em indicadores para o mercado e os consumidores.
Traduzir tendências em projetos
A atenção às tendências do varejo permite que um escritório de arquitetura comercial crie espaços que não apenas atendam às expectativas do cliente, mas também estejam alinhados com as mudanças no mercado e no comportamento do consumidor.
A VZ&CO acompanha e analisa as movimentações do setor há 25 anos e traduz as informações em projetos que efetivamente atendem à jornada de compra do consumidor e ajudam os clientes a aumentar suas vendas.
Nossa responsabilidade, como escritório de arquitetura comercial, é estar atento às transformações do varejo para converter isso em projetos que venham ao encontro do que o consumidor está buscando, com lojas projetadas para garantir bons resultados”, pondera Vera Zaffari.
Faça um projeto de arquitetura comercial com a VZ&CO em 2024
Com conhecimento de mercado, tecnologias digitais – como o BIM e o CAD –, e atendimento de excelência, a VZ&CO em 2024 está preparada para desenvolver o projeto de arquitetura comercial para sua empresa em 2024. Entre em contato com a nossa equipe e comece o ano transformando projetos em realidade.