Ambientação de loja aos supermercadistas
5 de março de 2013Tempo de leitura: 2 minutosComo organizar melhor as lojas de supermercados e implantar práticas simples que demonstrem consciência ambiental? “Precisamos responder a três perguntas: quem são os clientes? Como vivem? O que querem?”, destaca a diretora da VZA, Vera Zaffari.
O tema envolveu uma palestra apresentada por Vera Zaffari durante o evento Expoagas, edição 2009, em Porto Alegre.
“Em tempos de práticas sustentáveis, cada vez mais há a necessidade de que as lojas demonstrem aos clientes a preocupação com a eficiência energética, com o consumo de água, com os mobiliários, com o uso de sacolas retornáveis, enfim, iniciativas que proporcionem economia para o empresário e, consequentemente, menor custo para os clientes”, salientou Vera. Ela enfatizou a importância de um projeto Luminotécnico. “A iluminação é o diferencial num ambiente e realmente faz a diferença”, afirmou.
A preocupação do ambiente não se limita apenas ao interior das lojas. Segundo Vera, deve ser disponibilizado para os clientes e funcionários um número cada vez maior de vagas para bicicletas nos estacionamentos, um piso externo que retém 50% da água, sendo absorvida pelo solo, e um aproveitamento, ao máximo, da luz natural. “Uma tendência é a utilização de carrinhos PET nos supermercados, um carrinho grande é feito com 250 garrafas PET”, diz.
Vera também destaca a importância em deixar um ambiente confortável e que “prenda” o cliente o maior tempo que puder dentro das lojas. “Quanto mais prazeroso for o ambiente, mais tempo os consumidores ficarão no local e mais produtos irão comprar”, afirma. A arquiteta ressalta, ainda, que não há nada mais mutante e instável do que o consumidor. “Por isso a necessidade de estarmos sempre criando novidades”.
Mais informações:
http://www.agas.com.br/site/default.asp?TroncoID=708180&SecaoID=939263&SubsecaoID=0&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=826373