ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA EM AEROPORTOS
14 de junho de 2012Tempo de leitura: 5 minutosAeroportos são as catedrais dos tempos modernos. Se aquela máxima “a primeira impressão é a que fica” é realmente válida, estes locais passam exatamente essa ideia de quando se chega a um novo lugar. Uma imagem que pode ser inesquecível – para o bem ou para o mau. E a pertinência desse assunto está totalmente ligada ao Brasil, já que em um prazo de quatro anos, vamos receber dois dos maiores eventos esportivos do mundo.
Sabemos que as companhias aéreas, operadoras e agências governamentais precisam de instalações seguras, fáceis de manter, econômicas de operar e capaz de gerar receita máxima. Os passageiros tendem a se concentrar mais na “experiência” de viajar. Desejam comodidade e conforto, bem como instalações e processos que são facilmente compreendidos.
Com a aproximação dos eventos esportivos, que serão sediados no Brasil, estão sendo efetuadas melhorias e ampliações nos aeroportos nacionais. Mas, será que as medidas que estão sendo tomadas são suficientes para colocar o país no patamar necessário, para fazer frente a um mercado globalizado, que viaja e que compara? Cidades importantes investem nos seus aeroportos. Governos dos principais países já entenderam o valor de um bom projeto de aeroporto.
Aeroporto Barajas – Madri, Espanha
Sensações estas que foram obtidas com o uso de materiais como o aço integrado com o bambu, que além de ser sustentável, também é um material durável, resistente e dispensa manutenções frequentes. A estrutura do telhado é construída por vigas sinuosas suportadas por um par de pilares em forma de Y que, em conjunto, recriam uma situação de voo. Com este terminal, Madrid ganhou um novo contorno, com muito valor agregado. Uma obra prima!
Aeroporto El Plat – Barcelona, Espanha
A arquitetura do edifício, desenhado pelo arquiteto, combina um ambiente internacional e multicultural com o brilho e o calor da arquitetura mediterrânea. A transparência, através do uso de grandes áreas envidraçadas, favorece a iluminação natural em todas as áreas para os passageiros, permitindo uma visão ampla das encostas, da vegetação tendo o mar como pano de fundo.
Aeroporto Capital Int. – Pequim, China
Além disso, é um edifício com números impressionantes: com uma área de aproximadamente 1,3 milhões de metros quadrados, a maioria sob o mesmo teto, pode receber 70 milhões de passageiros em 2020. O primeiro edifício a quebrar a barreira de um milhão de metros quadrados foi projetado e concluído em apenas quatro anos.
Aeroporto Dubai – Dubai, Emirados Árabes
O aeroporto internacional de Dubai, projeto de Paul Andreu, é um testemunho vibrante do boom que a cidade vive a partir dos últimos anos. Longas colunatas nos espaços internos, pontuados aqui e ali com palmeiras, revestidos em mármore branco e detalhes em dourado, em um estilo que transmite o caráter árabe da região, junto com sua suntuosidade. As maiores marcas de luxo do mundo podem ser encontradas ao longo do vasto interior do aeroporto moderno, luxuoso e que reflete a realidade do que é Dubai.
Aeroporto Bilbao – Espanha
Aeroporto Xangai – China
Aeroporto Kuala Lampur – Malásia
Projeto do arquiteto japonês Kisho Kurokawa, que incorporou influências do meio ambiente cultural e natural da Malásia, descrito como “uma união da cultura indígena e as formas abstratas do modernismo”. A primeira indicação disso é a estrutura do telhado, uma série de conchas parabolóide hiperbólica, que pairam acima do local como um aglomerado de cúpulas islâmicas. Este design elegante, feito em aço inoxidável, lembra a arquitetura de mesquitas fazendo uma síntese entre materiais modernos e a tradição cultural (a população da Malásia é 60% composta por muçulmanos). Seu projeto também inclui uma série de salas de oração para os devotos em todo o complexo.