Chile vibra com projeto de novo centro cultural
28 de abril de 2014Tempo de leitura: < 1 minutoSeguindo a transformação implementada no bairro Bellavista, em Santiago, o fundo de investimentos Cimenta convocou um concurso fechado para construir um novo centro gastronômico e cultural. O projeto vencedor mostra como um espaço vazio em uma zona homogênea pode ser o ponto de partida para uma criação fenomenal.
Além da beleza e da praticidade do espaço, a sustentabilidade é um dos pontos de destaque do projeto, que contempla um sistema de espaços verdes em superfícies horizontais e verticais em todos os seus níveis. O objetivo principal da proporção e configuração do verde aumenta as superfícies permeáveis e reduz os efeitos de ilha de calor. Um subsistema de água de três fontes e tanques interconectados também auxiliam nesse objetivo principal. E a flexibilidade dos limites do projeto permite o fechamento eventual durante a noite, com a utilização de portões desmontáveis, alcançando as condições de segurança requeridas.
O centro será vizinho ao acesso do Parque Metropolitano, do zoológico, da Casa Museo La Chascona del Poeta Pablo Neruda e do Pátio Bellavista.