Empresas trocam informações para fortalecer a gestão de seus negócios
8 de abril de 2013Tempo de leitura: 2 minutosARQUITETURA COMO NEGÓCIO
Empresas do segmento de arquitetura uniram esforços para compilar dados do mercado que incluem índices de medição, produtividade, faturamento e volume de negócios para profissionalizarem ainda mais a gestão de suas organizações. Um check-list foi organizado, preenchido e trocado entre as participantes visando contribuir para o fortalecimento da categoria.
“Na medida em que ações como esta são desenvolvidas, qualificamos todo o setor para o mercado”, explica o coordenador dos trabalhos, Felipe Mesquita, administrador que idealizou o projeto dentro da VZA | Vera Zaffari Arquitetura. De acordo com ele, a demanda partiu da necessidade que a empresa teve de comparar os seus indicadores internos com os números das concorrentes. “A nossa categoria nunca havia organizado uma compilação de dados econômicos com a finalidade da gestão, embora alguns segmentos já tenham publicações específicas nesse sentido. Faltava uma iniciativa”, comenta.
Na visão da VZA, mais que manter programas de qualidade com metas internas cumpridas, é preciso comparar com o mercado. “Precisamos ter um norte. A compilação de dados cedidos por empresas do setor para esse trabalho nos dá isso”, diz Felipe.
As contribuições não identificaram as marcas envolvidas e resultaram em um material a ser utilizado como reflexão e instrumento de apoio à gestão das empresas que participaram. “Na VZA, sem dúvidas, as informações servirão como ferramenta importante para a revisão do nosso planejamento estratégico”, comenta o coordenador do projeto.
Apresentar publicamente indicadores de faturamento, processos e produção pode ser uma exposição vista com resguardo, contudo, o resultado fortalece as empresas diante do mercado. “Esperamos que esta seja apenas uma primeira ação, já com a adesão de 50% dos gestores contatados, para contribuir com a arquitetura como negócio, na medida em que nos organizamos e nos profissionalizamos com análises, visão, missão, valores e objetivos concretos”.