MODELO BIM
30 de maio de 2013Tempo de leitura: 2 minutosNova geração de desenhos auxiliados por computador altera a cultura das empresas de arquitetura
A VZA caminha para o BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação na Construção), uma referência no desenvolvimento de projetos de arquitetura, modelo para quem busca segurança e agilidade em projetos. O uso traz um conceito diferenciado das ferramentas e tecnologias tradicionais no mercado, requerendo uma adequação não apenas dos profissionais, mas também de todos os processos de gestão da empresa.
O investimento em capacitação, software e hardware que atendem o modelo é grande. Os resultados, porém, compensam de acordo com o arquiteto Gabriel Bachilli, profissional da VZA | Vera Zaffari Arquitetura.
“O BIM permite que a interação entre todas as disciplinas envolvidas nos projetos, mesmo os mais complexos, aconteça de forma ágil e confiável. Além disso, com a possibilidade de alimentação do seu banco de dados é possível estimar o valor de uma construção com bastante rigor ainda na fase de projeto”, diz Gabriel.
O BIM é a nova geração do CAD (computer-aided design, desenho auxiliado por computador), e está alterando a maneira de projetar. “Enquanto no CAD um projeto é desenhado de forma muito similar à régua T, no BIM somos levados a pensar de forma diferente. Saímos da linha e do micro para uma concepção mais detalhada que conduz a um processo mais completo, reduzindo retrabalhos e otimizando o tempo, o que é de grande valia aos nossos clientes.” comenta Gabriel Bachilli.
—————-
LEIA MAIS
No Japão, cerca de 650 arquitetos coordenaram por três meses o projeto do teatro Jimbocho, em Tóquio, com a ferramenta BIM: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/bim-esta-mudando-a-maneira-de-projetar-no-mundo-inteiro-93523-1.asp