NOS CONCEITOS DA VZA
20 de abril de 2013Tempo de leitura: 2 minutosO presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, palestrou na 49ª Reunião da Qualidade RS – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O tema principal do evento que aconteceu na última semana, dia 16 na Fiergs (Porto Alegre, RS), foi “Resultados da construção coletiva”.
De acordo com Paulo Bellini, a maior preocupação dentro de uma empresa deve ser com a qualidade de vida de seus colaboradores. O segundo passo é estar motivado, e o terceiro é estar capacitado, treinado para atender as metas desejadas pela companhia.
A Marcopolo produz em 11 países, além do Brasil, e prevê faturar R$ 4,3 bilhões em 2013. A empresa emprega atualmente 22 mil pessoas. Há pouco mais de 20 anos, contava com 3,6 mil funcionários. Foi neste período, mais precisamente em 1986, que Bellini implementou o programa de qualidade da companhia, inspirado em práticas japonesas, e considerado pelo empresário como o “divisor de águas” no que se refere à produtividade da fabricante.
PGQP debate qualificação da gestãoPaulo Bellini, presidente da Marcopolo, apresenta case responsável pelo crescimento da companhia durante 49ªFonte: Adriana Lampert, Jornal do Comércio (17/04/2013).
Leia mais: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=121716