OPEN MALL: UMA TENDÊNCIA DE VAREJO NO BRASIL
26 de abril de 2012Tempo de leitura: 2 minutosConceito vindo dos Estados Unidos nos anos 80, os Open Malls estão ganhando força no mercado brasileiro. A tendência mundial, que está recriando os shoppings centers e transformando-os em centros comerciais a céu aberto, além de ser uma solução arquitetônica que viabiliza a redução de custos de manutenção, é uma opção que resulta em um espaço mais agradável ao público.
O consumidor está cada vez mais interessado em uma interação com o meio ambiente. Esse novo formato de centro comercial, com uma estrutura mais aberta e com mais áreas de convivência verdes, proporciona ao público uma sensação de estar passeando ao ar livre, porém com a mesma segurança e conforto que os shoppings centers oferecem.
O projeto paisagístico é um dos grandes diferenciais dos Open Malls. Além de estar aliado à sustentabilidade, os espaços são agradáveis, geralmente, bem arborizados, com jardins e espelhos d’água. Assim, além de oferecer um espaço interessante ao público, esse empreendimento também reduz custos com manutenção, devido ao aproveitamento de ventilação e luz natural com a criação das áreas verdes.
Os Open Malls ainda agregam as funções que os shopping centers tradicionais contêm, como praças de alimentação, opções de entretenimento e serviços, procurando atender às necessidades mais rotineiras dos consumidores.
A maioria dos Open Malls são construções horizontais, que necessitam de uma área maior para serem projetados. Como o investimento para aquisição de terrenos desse porte é muito alta em centros urbanos, as cidades menores estão cada vez mais na mira desses investidores.
As principais referências no Brasil são o Galleria Shopping, em Campinas e o Brascan Century Plaza, em São Paulo, além das referências norte-americanas dos tradicionais Shopping Coco Walk e o Aventura Mall, ambos em Miami.