SUSTENTABILIDADE: CONSCIENTIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
5 de abril de 2012Tempo de leitura: 2 minutosO tema sustentabilidade não é mais novidade. Com os estragos causados por anos de irresponsabilidade com o meio ambiente, este é um assunto diário tratado pela mídia, pelos setores públicos, privados e, consequentemente, pelo público. E o consumidor mais atento exige uma postura mais adequada de quem vende. Escolhas mais verdes sem comprometer custo e qualidade. E com boa dose de conscientização e estratégia, as empresas podem ir além: ganho de imagem e redução significativa de custos.
Quando se fala em sustentabilidade, percebe-se que o termo está mais amplo, englobando, claro, questões ligadas ao meio-ambiente, mas também a saúde, a responsabilidade social e a cidadania. A consciência ambiental e social, tanto na fabricação de produtos através de processos produtivos sustentáveis bem como no ambiente do ponto de venda, geram valores intangíveis para a marca. Projetos relacionados à sustentabilidade, reciclagem e utilização de materiais reciclados, sistemas de geração de energias renováveis, reaproveitamento das águas, oferta de produtos verdes e saudáveis, são exemplos de como os varejistas podem tangibilizar esta estratégia no seu negócio.
Entretanto, o que precisa ficar claro é que essa é uma atitude em que todos ganham. De acordo com uma pesquisa realizada pela Tetra Pak, comparando o comportamento das pessoas entre 2005 e 2011, os consumidores estão cada vez mais conscientes e tomando atitudes para preservar o meio ambiente. O estudo destaca que quase 70% dos consumidores pesquisaram “questões verdes” nos últimos 12 meses, contra 40% em 2005.
Sendo assim, a sustentabilidade bem aplicada permite reduzir desperdícios e perdas, reduzir custos e gerar receitas adicionais, aproximando clientes, fornecedores e colaboradores. Além da sustentabilidade e responsabilidade social passarem a ser fator de decisão do consumidor na hora da compra, as práticas de reciclagem e preservação do meio ambiente vem de encontro com a busca de produtividade e redução de custos das empresas no momento atual.