Fechar

Omnichannel: solução inteligente para melhorar a experiência do varejo

27 de abril de 2023Tempo de leitura: 4 minutos

A integração entre a experiência física e digital no varejo é uma realidade para o mercado global. Até mesmo o mercado de luxo — segmento consolidado e que não para de crescer, com crescimento de  21%, segundo balanço da consultoria Bain & Company – está se adaptando às novas demandas dos consumidores, equipando suas lojas com ferramentas que transformam e ampliam a experiência de compra para além dos espaços físicos.

A integração das lojas físicas com os canais online da marca — também chamada de omnichannel — demanda criatividade, uso de tecnologias e readequação dos espaços para atender a um consumidor que cada vez mais valoriza o “fisital”, ou seja, segue frequentando os ambientes físicos, mas valoriza a possibilidade de comprar em qualquer meio – seja na loja, site ou app –, além de buscar experiências diferenciadas de integração entre esses canais.

Em plena Avenida Champs-Élysées, a mais famosa de Paris, três marcas icônicas do mercado de luxo investem em inovações que transformaram suas lojas conceito em verdadeiros pontos turísticos da capital francesa, graças à experiência omnichannel. Em nossa passagem pela Europa, durante a EuroShop2023, nossa CEO, Vera Zaffari, registrou inovações em três flagships de luxo que mostram a relevância de experiências de compras completas e integradas. Veja mais sobre cada uma delas:

 

Arte Contemporânea na flagship da Louis Vuitton Paris

A gigante mundial de luxo Louis Vuitton apostou na arte para criar uma conexão emocional com seus potenciais clientes e se juntou à artista japonesa Yaoi Kusama para transformar seu edifício estilo Art Déco, na Avenida Champs-Élysées, em uma instalação de arte contemporânea a céu aberto.

A ação em Paris faz parte de uma série de intervenções artísticas de Yaoi Kusama em lojas próprias da Louis Vuitton pelo mundo, como em Tóquio e Nova York, e em sua pop-up na Harrods, tradicional loja de departamento de luxo em Londres. Com muita repercussão mundial, as mudanças são parte da estratégia de lançamento de uma coleção de produtos da casa de moda francesa com a artista japonesa.

Em uma estratégia omnichannel, a marca disponibiliza apenas alguns dos produtos da coleção Vuitton x Kusama para compra online, o que leva os consumidores a buscar as lojas físicas para ter acesso aos itens exclusivos.

Do ponto de vista da arquitetura comercial, a mistura entre a grife Louis Vuitton e Yaoi Kusama deu novas cores a um edifício de 1912. Construído exclusivamente para a Louis Vuitton, o prédio recebeu em sua fachada centenas de círculos coloridos, marca registrada das obras de Kusama, além de uma enorme escultura que representa a própria artista na parte superior do edifício, como se ela mesma estivesse pintando os pontos de cor. A estratégia utilizada permite que a loja seja vista de longe e chama a atenção nos arredores da loja, numa estratégia lúdica para atrair consumidores e aumentar a retenção de clientes.


Elegância e tecnologia na Lancôme

Líder mundial em cosméticos de luxo, a Lancôme investiu em muita tecnologia para criar em seu endereço privilegiado na Champs-Élysées um ambiente com possibilidades digitais que tornam a experiência de compra interativa e memorável, tudo com a elegância característica da marca.

Inaugurada em 2019, a flagship homenageia os valores da Lancôme – alegria, felicidade e generosidade – ao mesmo tempo em que destaca como a tecnologia digital pode realçar a beleza.

Cada espaço dos 300 metros quadrados da loja é pensado para proporcionar uma experiência de compra exclusiva, com uma ampla seleção de produtos, entre itens para pele, perfumes e acessórios, incluindo edições limitadas. Trata-se de um projeto omnichannel de referência para qualquer marca.

Uma das grandes estrelas da loja conceito é a tecnologia. Com muitos investimentos em Beauty Tech, a Lancôme usa ferramentas de inteligência artificial para criar experiências personalizadas. Em uma delas, o cliente recebe uma sugestão da base Lancôme mais adequada para sua pele, calculada por um algoritmo que avalia mais de 20 mil tons possíveis.

O reconhecimento facial e a realidade aumentada estão por trás de outras ferramentas inovadoras disponíveis na loja – e fora dela, por meio de um aplicativo para Ipad – como o Youth Finder, que fornece um diagnóstico da pele do cliente e recomenda uma rotina personalizada de cuidados; e o Le Teint Particulier, tecnologia de base personalizada patenteada que pode criar até 72 mil fórmulas diferentes, dependendo do tom, cobertura e níveis de umidade desejados.

A experiência omnichannel Lancôme na flagship também inclui espelhos digitais, que permitem testar virtualmente as maquiagens da marca, um catálogo digital de fragrâncias e até um mimo: uma rosa de papel, representando o símbolo da marca, entregue por um braço robótico que colhe a flor em um jardim de vidro instalado na loja, e acrescenta fragrância antes de oferecê-la a cada visitante.

Imersão no lifestyle da Lacoste

Instalada em 2022 na Champs-Elysées, a loja conceito da Lacoste foi pensada para levar os consumidores a uma imersão no estilo casual e despojado criado pela marca do famoso logo de crocodilo. A integração omnichannel é muito bem explorada no ambiente, com estações de personalização e de vendas digitais.

Tudo no local colabora para criar uma atmosfera que remete ao lifestyle dos jogadores de tênis, referência para a criação da marca de luxo. Com 1,6 mil metros quadrados (m²) divididos em três andares, a loja tem 9,5 mil peças disponíveis para os clientes, algumas delas oferecidas exclusivamente na flagship parisiense.

O espaço tem iluminação suave, música ambiente agradável, e até um aroma característico para ficar na memória dos consumidores. O design elegante e moderno é baseado em uma paleta de cores neutras, materiais de alta qualidade e o toque de modernidade de painéis em LED.

Na loja conceito parisiense, a Lacoste oferece serviços de personalização de alguns produtos, como a gravação de iniciais ou escolha da cor do logo de crocodilo. A equipe é altamente treinada para dar ao consumidor atenção personalizada e a loja oferece para alguns clientes serviços de concierge, como reservas em restaurantes e hotéis da cidade.

 


QUER SABER MAIS SOBRE AS TENDÊNCIAS DE ARQUITETURA DE VAREJO?
Entre em contato conosco para conversar ou fazer um orçamento.


 

Compartilhe

Posts relacionados

Tendências de arquitetura comercial: o que a VZ&CO espera para 2024

Em 2024, a VZ&CO completa 25 anos de atuação na arquitetura…

Prêmio POPAI 2023: Ouro no Oscar do Varejo reconhece excelência do rollout da VZ&CO para a Renner Canela

  A VZ&CO encerra 2023 com chave de ouro, literalmente,…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.