Aeromóvel | Canoas
Localização
Canoas – RS
Categoria
Mobilidade Urbana
Ano
2016
Contexto do projeto:
Estação de passageiros.
O projeto consiste no desenvolvimento de estações de passageiros para a via elevada do sistema de transporte de Aeromóvel. As linhas em questão percorrem os bairros Centro e Mathias Velho na cidade de Canoas/RS.
A VZ&CO buscou solucionar no projeto as diversas situações de implantação e desenvolveu estações que atendam a essas situações variadas, desde questões onde há estreitamento das vias, como a necessidade de integração com passarelas existentes e estações de trem.
O projeto prevê a implantação de 16 estações nas linhas desenvolvidas pelas VZ&CO, as quais foram elaboradas de forma estratégica para atender os estudos da demanda. Todos os estudos ainda estão em fase de viabilidade junto ao município e sem previsão de efetiva construção.
O desafio
O principal desafio do projeto estava em atender as diversas tipologias de estações. A cada trecho havia a necessidade de solucionar e integrar as interferências do entorno e, além disso, manter a padronização do cliente, atendendo aos requisitos de funcionamento do sistema.
Desafios secundários
Minimizar a ocupação do pavimento térreo sem maiores interferências nas vias de entorno, cruzando com a infraestrutura existente e de projetos a serem implantados, como a ciclovia que interliga os principais parques da cidade, bem como manter a segurança e o conforto dos usuários.
Soluções
Conforto e segurança
Nas áreas de circulação foram utilizados fechamentos com tela, permitindo a permeabilidade e visibilidade das escadarias que acessam a plataforma de embarque.
Para minimizar o impacto com os locais de implantação das estações, que na maioria das vezes são em vias que possuem um estreitamento, buscamos uma integração nos pavimentos de acesso com a via, trazendo mobiliários urbanos, ajardinamento de trechos e integração com as ciclovias projetadas.
Soluções técnicas
O sistema de operação do Aeromóvel se dá através de propulsão a ar, as máquinas geradoras desta propulsão causam muitos ruídos e, por isso, foram utilizados atenuadores de som nas estações, junto ao pavimento técnico. Neste pavimento também foram instalados geradores de energia para garantir o funcionamento das estações. Como o sistema funciona de forma autônoma e sem interferência humana, no projeto foram inseridas bilheterias de autoatendimento.
Para atender as conexões com o entorno existente, os níveis das estações foram cuidadosamente compatibilizados, atendendo a demandas de interligação. Este é o caso da estação IPUC, onde foi necessário integrar o sistema aeromóvel junto a estação da Trensurb, através de uma passarela existente, bem como manter o nível necessário da via elevada e, ao mesmo tempo, não interferir nas alturas necessárias para circulação de veículos de grande porte.
Todas as estações foram pensadas de forma que a operação tivesse o menor custo para manutenção e, para barrar o vandalismo, as estruturas em concreto pré moldado receberão aplicação de produto anti-pichação e as telas utilizadas para vedação das escadarias são em material plástico sem risco de oxidação.