CD Himalaia
Localização
Eldorado do Sul / RS
Categoria
Centro de Distribuição
Ano
2013
Contexto do projeto:
Espaço referência em sustentabilidade e armazenamento.
A Himalaia Distribuidora é um grupo que atua na distribuição de um amplo mix de produtos de alimentação, bebidas, descartáveis, bazar, higiene, e limpeza.
Para atender o crescimento do setor se fez necessário a criação de um novo centro de distribuição, quatro vezes maior que a infraestrutura já utilizada.
Com um padrão moderno em nível tecnológico, o CD Himalaia é referência em sustentabilidade. O projeto consiste em um prédio administrativo, um armazém, um restaurante aberto ao público interno e externo. Além de todas as áreas técnicas e de apoio necessárias ao funcionamento de um centro de distribuição, foram criadas 26 docas que atendem todo o fluxo de recebimento e expedição, com espaço para manobras e de fácil acesso à rodovia.
O desafio
O principal desafio estava na elaboração de uma edificação que atingisse o melhor custo e eficiência na viabilização da execução da obra. Por essa razão, a VZ&CO participou do processo desde a concepção, projeto e orçamentação da obra, dedicando toda sua expertise técnica e conhecimento em centros de distribuição.
Soluções
Arquitetura e eficiência
Para o projeto buscou-se desenvolver uma arquitetura focada na eficiência energética da edificação. Várias estratégias adotadas minimizam o uso de recursos e tornam a edificação mais sustentável na operação.
Em relação às cores, os tons de branco, azul e vermelho respeitam a identidade visual da marca.
Materiais isolantes
Com o objetivo de economizar recursos naturais, o fechamento do prédio foi feito com materiais mais eficientes e isolantes, minimizando a carga térmica do ar condicionado e reduzindo o consumo de energia. As dependências são cobertas com isolante térmico e contam com lâmpadas sustentáveis, bem como iluminação natural, possibilitando menor consumo de energia.
Além disso, o uso de gerador em horário de ponta viabiliza uma economia mensal de 20%. E o reaproveitamento do calor excedente do ar condicionado é previsto para aquecer a água dos chuveiros dos funcionários.