Lojas Renner | Cruz Alta
Localização
Cruz Alta / RS
Categoria
Arquitetura Comercial de Varejo
Ano
2018
Contexto do projeto:
Um espaço cheio de histórias e valor sentimental
Projeto de concepção de unidade das Lojas Renner, rede de varejo especializada em comércio de vestuário, em uma edificação histórica da cidade de Cruz Alta: o antigo clube da cidade.
O desafio
Neste projeto de arquitetura comercial de varejo, o principal desafio era conciliar as necessidades da futura loja com o espaço preexistente.
A fachada tem especial destaque, pois, apesar de não ser tombada pelo patrimônio histórico, possuía um valor sentimental para a cidade. Durante muitos anos abrigou o principal clube da cidade: o Clube do Comércio. Levando esse fator em conta, um dos pré-requisitos era manter a fachada existente, com interferências mínimas que conseguissem respeitar esse passado histórico e, ao mesmo tempo, trazer a marca Renner de maneira expressiva.
Desafios secundários
Por ser uma edificação muito antiga, foi necessária uma análise profunda em relação ao que teria que ser demolido e o que poderia ser mantido – garantindo segurança e estabilidade em termos estruturais, de manutenção e entre outros.
Além disso, havia uma restrição de altura para o total da edificação o qual deveria comportar toda a área necessária para loja, áreas técnicas e de apoio. Não era permitido ultrapassar a altura da fachada já existente criando mais pavimentos.
Soluções
Valorização da história
Partimos do conceito de não realizar interferências significativas no terreno em função de custos e agilidade de obra, portanto tínhamos como premissa utilizar o máximo possível as alturas dos níveis já existentes. Para ser possível adequar as necessidades da loja com a preexistência, foi necessário criar um nível intermediário de acesso no nível da calçada, que depois direcionava para um nível mais baixo e outro mais alto, onde se localizava de fato a área de exposição de produtos.
Essa solução da criação do átrio apresenta-se como um grande diferencial, pois permite ao cliente a visualização total da loja ao entrar. Além de criar uma área de grande amplitude que resgata a importância histórica e imponente do antigo Clube do Comércio da cidade.
Fachada & paisagismo
Em relação a fachada, para não descaracterizá-la, mantivemos o máximo possível a forma original. Três janelas existentes centrais foram transformadas em portas de acesso, onde colocamos o vermelho com a marca Renner.
As cores de revestimentos foram modificadas para se adequar ao padrão do cliente – sempre respeitando a composição original em grande parte. Algumas grades com trabalhos detalhados de serralheria foram recuperadas e mantidas na fachada, sendo uma delas a antiga porta principal do Clube do Comércio, onde consta até hoje o nome do antigo clube.
Além disso, remodelamos um poço de luz preexistente, envidraçando todas as laterais e realizando um projeto paisagístico no local, buscando trazer luz e vida ao salão de vendas.
Soluções técnicas
Em razão da restrição de altura da edificação pelo fator da altura da fachada, juntamente com as restrições de taxa de ocupação do terreno, realizamos um estudo bastante detalhado para posicionamento de todas as áreas técnicas necessárias.
A loja necessitava espaço de gerador, equipamentos de extração de fumaça, reservatórios de hidrante, sprinkler e de consumo, além das salas para equipamentos de climatização. A solução encontrada foi criar um pavimento de dimensões reduzidas bem ao fundo do terreno, sem interferência com a fachada, além de posicionar reservatórios no recuo dos fundos do terreno.