Hotel Laghetto Viverone | Canela
Localização
Canela / RS
Categoria
Hotel
Ano
2020
Contexto do projeto:
O Hotel Viverone Canela consiste em ser um projeto que alia conforto e aconchego à vivência da Serra. O projeto possui um programa de necessidades completo, que contempla além das áreas de lazer para os hóspedes, espaços para abrigar eventos de grande porte, com salas de convenções em um pavimento de uso exclusivo.
A edificação está inserida em um terreno de localização privilegiada no acesso ao município de Canela. Com uma topografia em aclive o projeto possui um andar de subsolo que está semi enterrado onde estão localizadas as áreas de estacionamento, serviços e convenções. O acesso principal se dá através do pavimento térreo onde estão concentradas todas as áreas de lazer e restaurante, os demais pavimentos são destinados a apartamentos.
O desafio
O principal desafio do projeto estava em combinar as exigências do município através das legislações, prevendo o uso de telhados e sub-telhados e usar a materialidade original da Serra, traduzindo em um projeto contemporâneo e de destaque para a cidade.
Desafios secundários
Além das questões de combinação estética, os principais desafios foram em explorar o terreno e a topografia ao máximo atendendo as necessidades de um programa de atividades complexo, exigido pelo cliente, bem como, usando as legislações de forma racional para ganharmos em número de apartamentos.
Soluções
Sótãos & apartamentos
A legislação restringe a altura da edificação e por isso o telhado ganhou inclinações que possibilitam abrigar apartamentos no pavimento sótão. A edificação foi divida em três torres em função de restrições da legislação. Foram inúmeros os desafios de usar todas as legislações a favor do projeto e atender as exigências do cliente.
Aconchego em todos os detalhes
O projeto através da sua materialidade que é retratada nas fachadas, busca traduzir o conceito inicial do projeto que se resume na palavra aconchego. O tom cinza que remete ao frio da serra é aquecido através do revestimento amadeirado.
A base da edificação é consolidada por revestimentos que remetem a solidez do projeto. As torres são conectadas por meio de passarelas sobre a base com coberturas leves e fechamento em vidro – dando leveza a estas conexões.
Soluções técnicas
O projeto contempla coberturas vegetadas que propiciam maior conforto térmico interno. Essas coberturas foram inseridas nas áreas onde se tem maior demanda de resfriamento como restaurante e área da piscina.
Mesmo com as restrições das normas de incêndio que limitam as aberturas, foi possível inserir no projeto uma pele de vidro nas fachadas frontais possibilitando uma grande área de contemplação com o uso de vidro laminado, que é um vidro considerado de resistência ao fogo e com controle solar para garantir o conforto térmico interno, reduzindo o uso de recursos como o uso do ar condicionado.
Toda área do sótão e telhado será executada através da tecnologia construtiva steel frame, garantindo agilidade na montagem e reduzindo as espessuras dos perfis estruturais, gerando ganhos de área e aproveitamento do espaço.